terça-feira, 4 de novembro de 2014

Vantagem de 2-0 não vale de nada contra o Galo

No confronto de hoje, pela partida de volta das semi-finais da Copa do Brasil, engana-se o flamenguista que já pensa ter um pé na grande final. Embora a vitória por 2 a 0 seja uma vantagem considerável, o Atlético Mineiro já deu provas de que pode superar mais um resultado adverso e reverter o placar em casa.

Não foi só contra o Corinthians que o Galo mostrou o poder de reação. A virada do placar agregado de 0-3 para 4-3 pode até ser considerada a mais desafiadora, mas também foi consequência de várias outras reversões do placar que o Atlético vem protagonizando ao menos desde a Libertadores do ano passado.

Nas semi-finais da competição intercontinental o Atlético encarou o Newell's Old Boys, da Argentina, e na partida de ida, na casa do adversário, sofreu a derrota por 2 a 0. Principalmente por ter sofrido para eliminar o Tijuana, do México, na fase anterior, muitos acreditaram que ali seria o fim da caminhada da equipe de Ronaldinho Gaúcho. Porém todos os atleticanos que bradaram "eu acredito" no Estádio Independência foram recompensados com o resultado igual para o Atlético no tempo normal e a vitória nos pênaltis.

Já na final contra o Olímpia, do Paraguai, o Atlético repetiu o feito da mesma maneira. Após derrota no país vizinho por 2 a 0, o Galo repetiu o placar em casa, na base de muita pressão, e ficou com a Taça nas mãos durante as disputas de pênaltis.

Arte: Giovanni Sanfilippo

É interessante que ambos os lados estão pregando a cautela e respeitando o adversário, como ilustrado nos depoimentos registrados acima de Maicossuel, meio-campo do Atlético Mineiro, e Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo. Enquanto o Galo tenta mais uma vez conquistar um resultado histórico dentro de campo, o rubro negro faz de tudo para superar as próprias limitações e chegar a segunda final de Copa do Brasil consecutiva baseado mais na raça do que em qualquer outra coisa.

Caso repita a reversão do placar pela terceira vez, o Galo terá a força da torcida do Mineirão novamente para a decisão nos pênaltis. Se vencer por três gols de diferença, a disputa por pênaltis nem é necessária. Entretanto, caso conceda gols ao Flamengo, o Atlético terá que vencer por mais de dois gols de diferença, se não a classificação fica com o rubro negro carioca pelo critério dos gols fora de casa.

3 comentários: